Estime a altura adulta provável do seu filho com base nas alturas dos pais e no gênero dele.
Para estimar a altura de uma criança, uma regra comum é somar as alturas do pai e da mãe e dividir por 2. Para meninas, subtraia 6, 5 cm, e para meninos, adicione 6, 5 cm.Outra abordagem é multiplicar por 2 a altura que a criança tinha aos 2 anos de idade.
A herança genética desempenha um papel significativo na determinação da altura, com cerca de 80% de influência, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria. Por essa razão, é comum considerarmos as medidas do pai e da mãe para estimar a estatura provável da criança. Com base nisso, fazemos uma projeção da altura esperada e monitoramos o crescimento ao longo dos anos. É importante notar que a altura dos pais geralmente reflete na altura dos filhos.Portanto, pais mais baixos têm maior probabilidade de ter filhos com estatura semelhante, enquanto pais mais altos tendem a ter filhos também altos.Embora não possamos alterar a constituição genética da criança, podemos controlar fatores externos, promovendo um estilo de vida saudável que favoreça o desenvolvimento adequado.
O cálculo é feito da seguinte forma: soma-se a altura da mãe com a do pai (em centímetros). A partir desse resultado, acrescenta-se 13 centímetros para homens e subtrai-se 13 centímetros para as mulheres. Na sequência, o valor é dividido por dois.